Cartagena – Tips de quem já foi

É fácil entender porquê a cidade de Cartagena está na moda e recebe cada vez mais turistas brasileiros, a cidade é destino certo no veraneio de turistas e colombianos abastados que possuem casa nessa cidade florida e colorida chamada Cartagena.

Mas atenção , se não quiser cair numa roubada leia esse blog e se prepare para que sua viagem atenda as suas expectativas.

Praias de Cartagena

Cartagena é uma ilha, as praias próximas não são particularmente bonitas, se você estiver à procura de praias azul – Caribe, recomendo os tours por ilhas privadas, (cerca de 1hr de lancha , que saem do porto de Cartagena), ver no próximo item  essas infos.
Ainda assim, com baixa expectativa, vamos falar das praias da ilha de Cartagena: Boca Grande, Laguito e Castillo Grande, as três praias são urbanas e contam com infra estrutura para vc passar o dia.

Das 3 , recomendo Boca Grande, pois existe uma estrutura melhor, com preços mais acessíveis , na praia o comércio é frenético, mulheres se oferecendo para fazer massagem e bijuterias são oferecidas a toda hora, seja seco(a) e enfático(a) , pois o assédio aos turistas é constante e as massagistas costumam ser bastante insistentes…

Uma vez na praia , alugue uma “carpa” com cadeiras para passar o dia, o sol é forte e não dá trégua, por 20 mil pesos colombianos vc pode conseguir uma carpa com 2 cadeiras para passar o dia, é possível almoçar na praia , caso prefira petiscar, os comerciantes vendem um delicioso ceviche com camarão, que além de saudável é uma ótima pedida para driblar a fome, outro petisco saudável e delicioso é o mango (manga verde com sal , vendidas em tirinhas, matam a fome e são uma opção saudável), como ninguém é de ferro e uma cervejinha sempre cai bem, vc terá duas opções de cerveja nacional: Club Colômbia e Águila, ambas suaves e bastante recomendáveis (na minha opinião, bem melhores do que as nossas), valor médio da cerveja- 3 mil pesos colombianos (mais do que isso , negocie, pois os valores são bastante variáveis e como qq cidade do mundo, turistas são alvo fácil a serem explorados).

Azul Caribe

Se você busca por praias de águas azul turquesa e verde água, prepare o bolso, pois as praias mais bonitas , requerem um certo investimento.

cartagena
Vista da Playa Blanca
gente de mar
Playa de Corales- Vista do resort Gente de Mar.

Fica no município de Baru , você pode ir de lancha ou de carro , o tour inclue transporte + almoço na praia, areia branca e mar caribe, garantem as fotos de cartão postal da viagem, lado direito da praia é onde chegam as lanchas e onde o pessoal do tour almoça, o lado esquerdo é o mais bonito, mais vazio , por conta das pedras no mar, menos visitado, mas é onde ficam os gringos descolados, um hostel e onde a paz habita.

Ilhas de Rosario: Assim chamadas, pois as ilhas que fazem parte desse arquipélago, tem o  formato de um rosário, são ilhas privadas , cada uma delas pertencentes a um resort diferente, os resorts acabam nomeando as ilhas , vou falar das que conheci:

Coco Liso: Denominado resort, porém não passa de um hotel à beira mar, wifii é exclusivo para os hóspedes e caso queira usar, terá de pagar, o local conta com uma piscina , redes nas árvores para descanso , o refeitório para o almoço incluso é cheio de moscas , a música local da piscina beira o insuportável com ritmos latinos que testam a paciência de quem visita.  Atenção, não caia no pacote OPEN BAR, pois essa opção, não inclue  cerveja e nem o bar da piscina, apesar da pulserinha “vip” que te dão, vc se sente humilhado, tendo de ir ao bar do mirador para pedir um drink suspeito que seu pacote dá direito, um lugar para relaxar, mas que é perfeitamente descartável no meu pto de vista.
Com 50 mil pesos colombianos, você pode ir até o aquário e tirar foto com os golfinhos, o que melhora bastante a experiência até a ilha.

Gente de Mar: Agora sim, estamos falando de um resort, música lounge invade o local num ambiente de relax e contemplamento da praia que é de um azul EXUBERANTE, sofázinhos na areia e cadeiras rústico-confortáveis dão o charme ao local, recomendo o drink de Piña Colada (uma espécie de batida), servida no abacaxi.

Imperdível

A cidade de Cartagena , possui locais de visitação obrigatória , é uma cidade limpa , com muitas flores em suas casas e que realmente surpreende.
Andar pelo centro histórico, visitar a cidade murada, tirar fotos do Castillo de San Felipe , avistar a cidade de cima do Convento da Popa ou mesmo assistir o pôr do Sol do Café del Mar, fazem de Cartagena uma experiência memorável numa cidade cosmopolita e colorida.

cafedelmar
Vista Cafe del Mar

Comer bem e barato

 

Existe uma variedade gastronômica na cidade que vai de Arepas (similar a uma esfiha colombiana) até restaurantes árabes, japoneses, parrilla argentina e claro a comida típica local : PATACONES (banana frita com sabor diferente da nossa), servida com arroz de coco e peixe, porém aviso que a comida não é barata , mas procurando , consegue-se comer bem a preço justo.

Uma opção boa e barata é a rede Crepes & Waffles, com lojas no centro histórico e na Av San Martin (em Boca Grande), é possível comer um delicioso crepe bem servido por apenas 10 mil pesos colombianos.

Não deixe de provar a malteada , o milkshake deles com diversos sabores e acredite, (você precisará para driblar o calor), uma opção é  ir no Patacones Con Todo Dentro Steak House,  em frente ao Convento da Popa  vc encontrará uma loja deles, o lugar é vintage com posters antigos , será uma experiência prazerosa após a subida da escadaria do convento, e como vc  gastou calorias, estará liberado (a) para consumir essa iguaria!

Infos Importantes
Táxis- são baratos e não possuem taxímetros, portanto negocie antes de entrar, aliás , negocie em todos os lugares que puder, de lojinhas de artesanato à comerciantes nas praias, eles estão acostumados e vc economizará de forma substancial!
Uma corrida de táxi do centro ao bairro de Boca Grande , por exemplo fica em 7 mil pesos colombianos.
Impostos- Ao pedir a conta em um restaurante, ela virá detalhada com 11% de imposto, esse imposto já está incluso na conta , fique atento p/ não pagar duas vezes , a propina (gorjeta) é opcional e na maior parte do tempo também vem inclusa na conta, 10% sobre o valor da conta (-) o imposto.

Temperatura
Em Cartagena a temperatura média fica por volta dos 30 graus, portanto,  casaquinhos ou blusas de frio, são totalmente dispensáveis , não se assuste caso a temperatura esteja na casa dos 35 graus durante a noite, sim, a cidade de Cartagena é caliente como a América Central.

Câmbio
A moeda local é o peso colombiano, dólar não é assim tão aceito como dizem, portanto a melhor opção é trocar os dólares pela moeda local.
R$1,00 = $700,00 pesos colombianos
U$1,00= $3.000,00 pesos colombianos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota